Quem Somos

Telefone: +351 91 944 08 01

Fax: +351 258 452 129

E-mail: laceme@gmail.com

A Casa Nobre do Correio-Mor - também conhecida pela “Casa dos Lacerdas” - é um edifício do século XVII, com três pisos e sótão, destacando-se nove sacadas filipinas, viradas a Norte e Poente em ferro batido, que a distinguem de outras casas nobres da época. A casa dava acesso a capela própria com pedra de armas na entrada exterior e que mais tarde foi integrada na Igreja Matriz, monumento com altar barroco do século XVIII.

Começou a ser designada por Casa do Correio-Mor nos princípios do século XIX, pois o seu proprietário, António Pereira da Costa Lacerda e Mello foi designado Correio-Mor de toda aquela área. A prová-lo, está a existência de argolas em ferro forjado cravadas em quase todas as ombreiras das várias portas viradas para o exterior e até no pátio de entrada (atapetado de interessante desenho com “gogo” do rio) e ainda o desgaste das lajes da entrada, revelam que as diligências ali entravam e permaneciam com o correio a distribuir a Norte da região. O animal de tracção era preso na referida argola, podendo notar-se o desgaste na pedra da ombreira onde se encontra cravada.

 

Este proprietário da casa era Senhor de muitos bens e várias casas, designadamente a Torre de Quintela, de Pereiras de Lacerda. Porém, na Casa do Correio-Mor pode ver-se na pedra de armas a cruz de Pereiras e os símbolos armoriais dos Castros, Cerqueiras e Magalhães. Daí se conclui que os Lacerdas nunca foram originários desta casa, mas apenas por casamento.

Contactos:

Rua Trás do Forno, 1

4980-623 Ponte da Barca  - Portugal

 

Text Box: Text Box: Como Chegar
Text Box: Reservas

Sociedade de Investimentos Agro-Turísticos, Lda

Laceme

Contactos

Text Box: Preços e Reservas